Uma das maiores preocupações dos donos de drones é o risco de queda do equipamento e consequentemente o prejuízo de milhares de reais. Não é para menos… afinal, o que você faria se seu drone e câmera que custam juntos 10, 15, 20 mil reais despencasse do céu?
Felizmente, os paraquedas para drones já equipam boa parte dos equipamentos dos profissionais, porém com acionamento manual.
A fabricante americana North UAV pretende resolver este inconveniente com o Mayday, um dispositivo de paraquedas que entende seus padrões de voo e abre automaticamente.
O dispositivo possui um giroscópio e um acelerômetro, para medir a velocidade de rotação, ângulo e gravidade, além de um magnetômetro para detectar a posição relativa ao norte magnético. Por ser leve e compacto (medindo 3x3x1 cm e pesando cerca de 14 gramas), pode ser instalado com facilidade em vários tipos de drone e ainda adaptado para dois paraquedas, se necessário.
O Mayday utiliza tecnologias de aprendizagem para compreender como o usuário comanda seu drone e ao detectadar uma queda, abrir automaticamente um paraquedas embutido. O aparelho também pode ser ativado manualmente ou mesmo desativado caso o piloto deseje realizar uma manobra mais ousada que o habitual.
O dispositivo deve chegar ao mercado ainda este ano por a partir de US$ 59.