Jogos Olímpicos 2016: Nada de voar com Drones.
Fonte: G1
Em entrevista exclusiva exibida pelo RJTV, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, prometeu punições severas a todos aqueles que cometerem atos terroristas durante a Olimpíada e a Paraolimpíada do Rio de Janeiro.
Ele revelou também que o voo dos drones será proibido na cidade para reforçar a prevenção contra ações terroristas, com exceção de equipamentos identificados e registrados pelas forças de segurança.
“Nós devemos proibir os drones, eventualmente autorizar apenas aqueles que sejam devidamente identificados e autorizados. Nós já temos equipamentos para paralisá-los e derrubá-los”, explicou o ministro da Defesa.
O ministro da Defesa voltou a repetir que não vai tolerar qualquer manifestação favorável à grupos extremistas.
“Toda e qualquer pessoa, todo e qualquer grupo que se mexa, se organize, se comunique com intenções de promover algum tipo de atentado contra ou durante os jogos, nós vamos estamos monitorando. Você não tenha menor sombra de dúvida”, destacou o ministro.
Jungmann ressaltou que o governo brasileiro vai punir duramente quem tentar atrapalhar as competições.
“É um recado muito claro. Para qualquer tipo de pessoa ou grupo que ultrapassar a linha vermelha, ou seja, que venha a iniciar atos preparatórios, ela corre o risco de ser punida e ser punida muito duramente. Atos preparatórios podem levar até 21 anos de cadeia”, explicou Raul Jungmann.
O ministro afirmou que o governo do Brasil está ciente de todos os que tentam entrar em território nacional.
“Não existe pessoa que hoje, por exemplo, em um navio que parta no mundo sem que nós saibamos quem são essas pessoas e que essas pessoas sejam checadas com o cadastro que temos. O nosso, aqui dentro, e um do lado de fora. Nós compartilhamos de aproximadamente meio milhão de nomes que tenham qualquer relação, qualquer passado com grupos terroristas ou ações terroristas mundo afora”, contou Jungmann.
Jungmann afirmou ainda que o Estado está pronto para resguardar a Vila Olímpica e todos os seus moradores.
“Dia 24 abre oficialmente a Vila Olímpica. Então, nesse dia, que é o domingo, nós vamos passar assumir legal e juridicamente as atribuições que foram definidas em comum acordo com o Comitê Olímpico Internacional. Nós vamos acompanhar toda e qualquer atitude que possa vir a trazer intranquilidade para a Olimpíada”, finalizou o ministro da Defesa.
Fonte: Aviação.gov.br
Utilização do espaço aéreo pelos drones não está autorizado, exceto dentro de áreas previamente estabelecidas.
A utilização de aeronaves não tripuladas, também conhecidas como drones, será restrita durante o revezamento da tocha olímpica nas mais de 300 cidades brasileiras. O símbolo dos Jogos Olímpicos chega ao Brasil nesta terça-feira (3), no aeroporto de Brasília (DF), onde se dará o início do percurso até a chegada ao Rio de Janeiro, no dia 4 de agosto.
Durante a realização tanto do tour quanto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a utilização do espaço aéreo pelos drones não será autorizado, exceto dentro de áreas já estabelecidas previamente e por operadores que tiverem os seguintes documentos: autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), autorização de voo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e registro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Cidades com restrições de voo durante os Jogos Olímpicos 2016:
– Belo Horizonte
– Brasília
– Manaus
– Rio de Janeiro
– Salvador
– São Paulo