Max Drone Brasil impulsiona o setor logístico com plataforma exclusiva
Confira abaixo a matéria publicada na revista Eaemaq sobre nosso sistema de contagem de inventário com drones
Na era da Indústria 4.0, as mudanças tecnológicas têm desempenhado um papel fundamental na otimização dos processos logísticos. Nesse contexto, a contagem de inventários com drones desponta como uma inovação que gera benefícios significativos para as empresas e impulsiona o setor.
A Max Drone Brasil, líder na prestação de serviços com drones nos mais diferentes setores, com sua divisão de Pesquisa e Desenvolvimento, lança no mercado a tecnologia de contagem de inventário chamada Warehouse Max.
“A Warehouse Max é uma solução nacional e exclusiva. Ela é bastante versátil, pois permite não apenas ser adaptada a diferentes tipos de necessidades e estruturas logísticas, como também traz múltiplas conferências do estoque”, explica o CEO da companhia, Luiz Fernando Vitorelo.
Segundo o executivo, a contagem de inventários sempre foi um desafio complexo e demorado. “Mas com a adoção de drones, esse processo tem se tornado mais ágil, eficiente e preciso”, comenta.
Vários tipos de leitura
A empresa explica que a tecnologia possibilita a leitura de códigos de barras ou QR codes que é realizada por meio de escaneamento a laser configurado na aeronave. Ainda, oferece a aplicação de Inteligência Artificial (IA) para leitura automática destes códigos e contagem de objetos em posições de picking ou estruturas do tipo drive, por exemplo.
“Em ambos os casos, são gerados relatórios distintos que podem ser facilmente comparados e importados para o sistema de gestão já utilizado, facilitando a identificação de desvios”, informa o CEO.
De acordo com a companhia, o analista responsável ainda poderá fazer qualquer recontagem necessária de forma remota, acessando imagens das posições que são capturadas pelo drone durante o voo.
Além disso, o sistema possibilita a leitura de etiquetas de RFID (Radio Frequency Identification, em português, identificação por radiofrequência), através de dispositivo específico para esta finalidade que é acoplado à aeronave.
Alguns benefícios da contagem de inventário com drone.
A contagem de inventário com drone, afirma a empresa, gera diversos benefícios para as corporações como: a redução no tempo de contagem nos armazéns, evitando possíveis interrupções de fornecimento e faturamento; maior agilidade na detecção de irregularidades e na resposta para ajustes; dispensa o uso de outros equipamentos ou maquinários como plataformas elevatórias e empilhadeiras, além de eliminar o risco do trabalho em altura.
De acordo com o executivo, substituir a contagem tradicional pelo drone melhora a rentabilidade das operações, já que o uso da tecnologia otimiza os processos e permite que as equipes se concentrem em atividades estratégicas e de maior valor agregado.
“O próximo upgrade da Warehouse Max, que está em desenvolvimento, será a possibilidade de automatização de rotas dentro dos armazéns, para que o drone possa realizar sua operação de voo sem interferência humana através de um simples pressionar de botão. Este é o futuro para quem investe no presente!”, avalia Luiz Fernando Vitorelo.
A Max Drone conta com 21 anos de história e uma rede de mais de 4.000 pilotos cadastrados. A companhia informa que possui escritório no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP), onde realiza demonstrações para potenciais clientes. Assim como, oferece provas de conceito dentro dos armazéns para validação do sistema nas empresas.