Guerra dos Drones.
Há algum tempo temos visto os drones sendo o centro das atenções quando o assunto é Distribuição. E na última semana, diversas notícias sobre este assunto despontaram na mídia. A verdade é que a guerra entre os gigantes do comércio está longe de acabar. Wal-Mart, Amazon e Google querem inovar e serem os primeiros a utilizar os drones para realizar entregas e aproveitarem de todo o potencial destes equipamentos.
“Através da história, as principais mudanças no trânsito de mercadorias conduziram a novas oportunidades para o crescimento econômico e, geralmente, tornaram a vida dos consumidores mais fácil”, destaca David Vos – líder do Project Wing, programa de desenvolvimento de drone de entrega do Google.
Ainda que não haja uma regulamentação nos Estados Unidos sobre o voo de drone para uso comercial. A associação de Aviação Federal dos Estados Unidos, desde o final de 2013 já abriu diversas exceções para testes.
Enquanto isso, as três empresas integram a força-tarefa que pretende contribuir com regras para o uso de drones no país.
O grupo é composto por 25 companhias selecionadas para elaborar recomendações sobre como um sistema de registro. Deve atuar e que tipos de drones estariam isentos. As indicações da força-tarefa devem ser entregues até o dia 20 de novembro.
Com este registro e identificação, o governo norte-americano e FAA esperam conseguir identificar e processar com mais facilidade àqueles que violarem as recomendações de voo.
No Brasil, uma proposta de regulamentação já foi elaborada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e sua oficialização está prevista para acontecer ainda este ano.
Até lá, cabe a nós aguardar por mais novidades deste mercado bastante promissor e deste equipamento versátil e muito eficiente.